A Prefeitura de Santa Helena de Minas, através da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem, segunda-feira, 25/09/2017, treinamento dos profissionais de Saúde para a implantação efetiva do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A ferramenta, uma plataforma digital criada pelo Ministério da Saúde, possibilita o acompanhamento de todo o histórico do paciente e de como são investidas as verbas do SUS.

A Empresa EM-Infotech foi contratada para realizar todo o processo de Implantação e Capacitação do Prontuário Eletrônico Esus AB (PEC) no município.
Capacitação do Prontuário Eletrônico

O treinamento, realizado na Escola Estadual Raul Rodrigues Salomão, reuniu dezenas de profissionais entre enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Para o gestor da pasta, o PEC irá melhorar a qualidade do atendimento médico no município. “O PEC permitirá que os profissionais consultem o histórico do paciente, com informações de diagnósticos, atendimentos, exames e medicações passadas, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da Atenção Básica para o Ministério da Saúde”, ressaltou a secretario municipal de saúde, Raul Rodrigues Silva Neto.
Os dados de todos os atendimentos, diagnósticos, procedimentos, internações, exames e prescrições de remédios de cada paciente deverão ser obrigatoriamente cadastradas no prontuário pelas Unidades Básicas de Saúde e repassadas ao Ministério pelo município. O repasse de recursos de saúde para os municípios está vinculado ao envio dos dados para o governo federal.
“É um avanço, pois através dessas informações o Ministério da Saúde poderá acompanhar quais unidades básicas estão em funcionamento, os dias de atendimentos e as ações e atividades que são realizadas pelos profissionais que ofertam os serviços para os usuários. Com isso, ganha o município, ganha os profissionais, ganham os usuários e o ministério em tempo hábil ver todas as atividades que o município tem, então agiliza todo o processo”, destacou uma das profissionais que participou desta etapa inicial de capacitação.